Política

Dia Mundial pelas Vítimas do Trânsito terá ação no domingo na Litorânea

Em anos anteriores, populares empunharam cruzes para simbolizar vítimas de acidentes fatais no trânsito

A Avenida Litorânea será palco de mais uma ação importante de conscientização pela paz no trânsito, no domingo (21.11), a partir das 8h30, na Praça dos Pescadores. Será realizada uma CARREATA em celebração ao DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO, tendo como ponto de partida e concentração a Praça dos Pescadores e com término previsto para às 10h30, na Praça de Alimentação, também na Avenida Litorânea.

De acordo com o coordenador da ação e presidente da SOS VIDA, Lourival da Cunha Souza, o maior objetivo dessa data é despertar a consciência das pessoas para um trânsito mais seguro e “clamar pela paz no trânsito”, como ele não se cansa de repetir nas inúmeras entrevistas que concede, desde que a SOS VIDA PELA PAZ NO TRÂNSITO foi fundada, em 15 de abril de 2011. “Temos buscado mobilizar e conscientizar a sociedade, assim como alertar as autoridades que a violência no trânsito é um gravíssimo problema humano e uma grave questão econômica e de saúde pública, no mundo, no Brasil e aqui no Maranhão. E ao longo dessa jornada temos sidos persistentes e incansáveis nessa luta. Afinal não é fácil para todo mundo uma mudança de comportamento. O trânsito é também um aspecto cultural e de comportamento das pessoas”, ressalta Lourival da Cunha.

O DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO é celebrado sempre no terceiro domingo do mês de novembro, data escolhida pela ONU, em 2005, como dedicada a celebrar a memória das incontáveis vítimas da violência do trânsito, de todo o mundo, o que incluem também parentes e amigos que não aparecem nas estatísticas. O Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito no Brasil é comemorado desde o ano de 2007, por iniciativa da ONG TRÂNSITO AMIGO. Desde então, acontecem eventos nas principais capitais do país, que são organizados por ONG´s ou órgãos que trabalham na educação do trânsito, aqui no Maranhão é a SOS VIDA PELA PAZ NO TRÂNSITO que tem essa importante missão de destacar a data.

A programação do evento compreenderá as seguintes ações:

7h30 às 8h15 – chegada das caravanas.
8h30 – hasteamento da bandeira brasileira e execução do hino nacional.
8h40 às 8h50 – Ato ecumênico, com orações feitas por um padre e um Pastor.
8h50 às 9h–Pronunciamento do Presidente da SOS VIDA e apresentação dos parceiros.
09h às 9h15 – Exibição de cruzes representando todos os mortos no trânsito no Maranhão e soltura de balões vermelhos
9h15 às 10h– Bênção dos veículos; carreata, panfletagem, exibição de faixas alusivas à violência no trânsito e cortejo de motocicletas e bicicletas.

ALGUMAS ESTATÍSTICAS NO MUNDO

Mobilização transmitirá mensagem com temática de alerta principalmente aos jovens

A OMS-Organização Mundial de Saúde informa que a principal causa de morte no mundo de crianças, adolescentes e jovens de 05 a 29 anos é a violência no trânsito.

Um milhão e trezentas e cinquenta mil pessoas morrem anualmente no mundo vítimas de acidentes de trânsito e mais 50 milhões ficam sequelas de vários níveis, ou seja, sofrem de algum tipo de lesão que vai ser pra vida toda.

MORTES NO TRÂNSITO EM 2020

BRASIL – 31.107 mortes (85 pessoas por dia)

MARANHÃO – 1.393 mortes, dos quais 709 eram motociclistas, um percentual de 50.89%. A média de mortes por mês em 2020 foi de 116 pessoas, esse número equivale a 02 ônibus e meio lotados. A fonte dessa informação é a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES).

SÃO LUÍS – 103 pessoas

MORTES NO TRÂNSITO EM 2021

NO MARANHÃO – de janeiro a outubro – 889 mortes no trânsito, dos quais 428 motociclistas

EM SÃO LUÍS – de janeiro a agosto – 38 mortes, e desse total, 11 envolveram condutores de motos e 11 pedestres. Pode se dizer que de 2017 a 2020, a nossa capital teve 380 pessoas mortas no trânsito, e desse total de vítimas,125 eram de pedestres e 122 de motociclistas. E um dado relevante é que as mortes de homens equivaleram a 82,09%, enquanto as mortes de mulheres representaram 17,91% do total. (Dados obtidos junto à SEMUS – Secretaria Municipal de Saúde de São Luís).

Atividade visa conscientizar a população sobre a violência no trânsito

PARCEIROS IMPORTANTE DESSA AÇÃO

Entre os parceiros envolvidos nessa ação e que estarão presente no domingo destacam-se a Maçonaria do Maranhão; a PRF-Polícia Rodoviária Federal; o DETRAN; a SMTT; a PMMA; o Batalhão de Polícia Rodoviária; o Corpo de Bombeiros; o SAMU; o Comitê Vida no Trânsito; a Secretaria de Estado da Saúde; a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís; o CEREST estadual; o Grupo Mirante; o Jornal O Imparcial; o Jornal Pequeno, o Portal Imirante, o Blog do Jornalista Daniel, o Instituto Inaldo Abreu; a MOB; a Alvorada Motos; os Escoteiros do Brasil; a Mallmann Marketing; a Via Azul; o IFMA; o FPDVT; o STIU; a Loca Aventura; as Ordens paramaçônicas (DEMOLAYS, FILHAS DE JÓ E APJ); a FEMC-Federação Maranhense dos Motos Clubes; os Clubes de Motos organizados do Maranhão; os Grupos de ciclistas; e toda a imprensa local. Sem esses parceiros a data jamais poderia ser celebrada no nível de organização em que se encontra atualmente

Deixe uma resposta